Você sabia que a gestão ambiental empresarial possui dimensões temáticas, espaciais e institucionais?
A gestão ambiental empresarial é aplicada a várias iniciativas direcionadas a problemas ou questões ambientais específicas. Para Barbieri (2023) é possível identificar em qualquer proposta de gestão ambiental pelo menos 3 (três) dimensões: temática, espacial e institucional.
A dimensão temática se refere a quais questões ambientais serão objeto de ações específicas pela organização. Sobre esta dimensão podemos identificar os seguintes temas: controle de poluição, consumo de recursos naturais, resíduos sólidos, clima, educação ambiental, etc.
A dimensão espacial relaciona-se com a área de abrangência na qual as ações de gestão ambiental devem incidir. Ela possui viés geográfico e neste sentido podemos identificar os impactos ambientais positivos da gestão na comunidade, em nível municipal, regional, estadual, global ou sobre sedes e filiais.
Por fim, a dimensão institucional se refere aos agentes que são responsáveis pela criação ou influência das iniciativas de gestão ambiental. Nesta dimensão podemos identificar as principais partes interessadas no desenvolvimento da organização, como por exemplo: órgãos ambientais (municipais, estaduais e federais), comunidades vizinhas, ONG’s, órgãos de classe e profissionais, cooperativas ou outras empresas.
Em síntese, a identificação destas dimensões da gestão ambiental empresarial possibilita visão 360° da organização, essenciais para a construção do planejamento e definição de fluxos de atividades essenciais para que as ações de gestão ambiental sejam eficientes.
Verifique junto à equipe técnica para que estejam atentos ao conceito de gestão ambiental empresarial e suas dimensões. Para que seja possível estruturar a gestão ambiental de acordo com o contexto ambiental da organização.



